quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O dia dos mortos e o que fazem dele.

Domingo... belo dia para ser Dia de Finados!...


Em peregrinação pessoal pelo cemitério, ao andar pelos seus "corredores da morte", percebi que há certos tipos de pessoas que vão, desde muito cedo pela manhã, ao "lugar do dia":
- as que vão por causa de alguém querido que está enterrado lá;
- as que vão porque toda a família foi;
- as que vão por não terem opção (especialmente crianças);
- as que vão pela tradição do dia;
- as que vão por compaixão;
- e as que vão por negócios.

Estas últimas são aquelas que lucram/fazem a vida sobre a morte de alguém... Olhando para tais, pensei "Será a morte assim tão lucrativa??". (Há relações de 'compra e venda' em todos os âmbitos de nossa vida mesmo...)

No que diz respeito à morte, pode-se comprar e vender muitas coisas: caixões, velas, fósforos, isqueiros, flores, covas, até roupas e maquiagem!, e os mais variados serviços. Se vista pela óptica capitalista, sim, a morte é um negócio bem lucrativo!...


Uma coisa engraçada que percebi, foi a contradição implícita que há no lugar onde as pessoas acendem velas para seus entes queridos, na esperança de que a reza os eleve. Em uma certa hora, mesmo que você queira acender uma velinha sequer, o lugar está quente como o inferno! Tem muita fumaça, muito calor, o ar é muito tóxico e tudo isso culmina no derretimento, muitas das vezes, mais da nossa pele do que das velas!!¬¬ A temperatura é tão alta, que você tem a sensação de que, a qualquer momento, seu corpo vai pegar fogo! Depois de uma breve, mas bem-sucedida tentativa de botar minha contribuição entre altas labaredas e lances de vento traiçoeiros, cheguei a uma conclusão (meio óbvia, de início, mas bem certa, depois de tal experiência!): morrer queimado é terrível! Só o vapor quente em contato com a pele e o ato de respirar a densa fumaça da combustão já deixam a pessoa meio tonta, com os olhos ardendo e a pele a ponto de derreter!... É até meio irônico acender velas por quem morreu queimado...


No caminho de volta para a minha casa, passando pela parte lateral externa do cemitério, vi duas coisas um tanto perturbadoras.

1- As paredes laterais do cemitério possuem buracos que lhe conferem uma aparência quase crival! E, através desses buracos, atentei para algo incrível: os mortos estão enterrados a, no máximo, dois palmos do chão! (tomando como ponto de referência uma pessoa observando do lado de fora do cemitério) É sério! Dá até para ver, por alguns buracos a uns 100cm do chão, os pés dos que estão andando dentro do cemitério! Ou seja, ao chegar perto da parede, você estará mais perto do que imagina das pessoas lá enterradas! (Üüürrr...)

2- Muita gente vai ao cemitério por causa, unicamente, de "seus mortos". Até aí, tudo certo. Mas há aquelas "gentes" que vão só porque é Dia de Finados e ficam láááá, fazendo porra nenhuma, sentadas... Dois anos atrás, eu passei por duas mulheres e elas estavam fofocando! FOFOCANDO!! "Ah, tu viste a roupa de não-sei-quem?? Tu nem sabes quem eu encontrei! Tu viste as flores que não-sei-quem trouxe??" =X Que patético! Para que merda essas pessoas vão para o cemitério?? Ficassem em casa ou fossem à praia! Fofocar no cemitério, em Dia de Finados, na volta do túmulo de algum conhecido, é muita putaria!! õ.Ô


Quando eu estava a uns 50m de casa, percebi que um senhor estava andando atrás de mim, indo para não-sei-onde, mas ainda andando atrás de mim... Ele deve ter pensado "Nossa! Tão nova e já tão louca!". Razão? Enquanto eu caminhava para casa, pensei em todas as idéias deste texto e comecei a conversar comigo mesma sobre!! =D Pude ver a expressão de "com quem ela tá falando??" no rosto daquele simpático senhor. Pelo menos, ele não saiu correndo na direção oposta!! =P



#TEORIA DE HOJE: Alguns têm medo dela, alguns a encaram com naturalidade, alguns honram com louvor os que por ela passam, alguns acreditam que dela voltamos, alguns acreditam que ela é definitiva, alguns vêem os que nela estão, alguns somente sentem, alguns a provocam, alguns dela escapam, alguns a encontram sem querer, alguns rezam para os que a encontraram, alguns rezam para que outros a encontrem, alguns sofrem muito por causa dela e mais alguns lucram muito com ela. Todo mundo mantém alguma relação com a morte.




Au revoir, kidos. =D

2 comentários:

Caio Carvalho disse...

Caralho, a morte é um tema foda!E teu texto possui uma mistura de sabedoria com um maravilhoso humor sarcástico! Achei Brilhante!!
Poxa, às vezes penso que deve ser interessante morar perto de um cemitério! É sério! Li de um poeta (merda, não me lembro o nome dele; um dia pesquiso o nome)que todas as pessoas deviam morar de frente para um cemitério, para oxigenar ainda mais as reflexões sobre a vida e para se lembrar todo o dia de aproveitá-la (pow,queria colocar as palavras dele. São mais precisas). Achei também maravilhoso sua "teoria do dia", o jeito como a estruturou e a concluiu.
Belo mesmo!=)

Fóssil disse...

Humor sarcástico parece uma assinatura nos textos da Kayla =) Não fui no cemitério no dia de finados com o povo daqui de casa, achei que já estava saturado de cemitérios por aqueles dias, mas já observei umas coisas assim. Há pouco tempo minha avó morreu e eu via umas tias minhas no dia do velório atarantadas preparando sanduíches, café, comprando refrigerantes. Eu falei pra minha prima "isso tudo é tão esquisito, parece que elas estão arrumando uma festa". E o que ela respondeu chamou minha atenção "mas elas estão. Na nossa sociedade, um velório é uma festa, a festa da morte". O dia dos finados vai pelo mesmo caminho, creio eu. Não vou falar a razão, tu colocaste no texto... por sinal um ótimo texto. Colocar leveza em um assunto que muitos achariam pesado =] Muito bom!